segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A importância da oferta

Saiba o valor de ser dizimista e ofertante de Deus

Agência Unipress Internacional
Colaborou Aline Oliveira

Talvez você já tenha se perguntado sobre o verdadeiro significado da oferta a Deus. A definição é muito bem explicada pelo bispo Edir Macedo no livro “O Perfeito Sacrifício”. Nele, o bispo compara o ato de presentear uma pessoa ao de ser um dizimista e ofertante do Senhor.

“Dependendo do grau de interesse do ofertante, o presente, por mais caro que seja, ainda assim se torna barato diante daquilo que está proporcionando ao presenteado. Quando há um profundo laço de afeto, ternura e amor entre o que presenteia e o que recebe, o presente nunca deve ser inferior ao melhor que a pessoa tem condições de dar. Um presente tem a finalidade de agradar, celebrar, marcar situações, transmitir sentimentos, atender ao outro em alguma necessidade ou provocar uma reação do tipo ‘dai e dar-se-vos-á’ (Lucas 6.38)”, diz Edir Macedo.

De acordo com o bispo, o ato de presentear acabou se transformando no caminho ideal para que uma pessoa se aproxime de Deus. “Foi justamente este o caminho que o Senhor Deus escolheu para salvar a humanidade através da Sua oferta maior: o Seu único Filho, Jesus Cristo. Eis aí a razão: ‘Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’ (João 3.16).”

Portanto, ser um ofertante demonstra todo amor, carinho, consideração e dedicação do homem a Deus. Ao se tornar um dizimista, se estabelece a relação de dar e receber d’Ele, além de essa troca mexer com o sentimento mais forte que habita dentro de nós: a fé.

A própria Bíblia está repleta de exemplos de pessoas, das mais humildes às mais importantes, que experimentaram a alegria e o gozo de poder oferecer algo a Deus e que foram movidas seja pela gratidão, pelo amor ou pelo simples prazer em ajudar.

No livro, o bispo apresenta a seguinte passagem para explicar esse comportamento. “O médico e evangelista Lucas, no seu Evangelho, diz: ‘Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o Evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens’ (Lucas 8.1-3).”

Segundo o bispo, a oferta representa o Senhor Jesus Cristo. “Daí a razão de ser tão santa e sagrada quanto a própria Palavra de Deus. Aqueles que veem as doações das ofertas com maus olhos, ou seja, do ponto de vista meramente mercadológico, principalmente do lado da Igreja, também têm dificuldades para compreender a razão da vinda do Filho de Deus ao mundo”, explica. Ou seja, é preciso ter sensibilidade para compreender a oferta cristã, pois a mesma está intimamente relacionada com a salvação eterna em Cristo Jesus.

“O presente que o homem faz alarga-lhe o caminho e leva-o perante os grandes.”


Provérbios 18.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário