sábado, 16 de abril de 2011

VER PARA CRER?

Gostaria de falar hoje sobre Natanael discípulo de CRISTO e um verdadeiro israelita, em quem não havia dolo; João relata como ele se encontrou com Jesus, atravéz de Felipe, o mais conhecido como o  dissípulo associavel:
(João 1:45) - Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
(João 1:46) - Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem, e vê. quem não há dolo.
(João 1:48) - Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.

Talvez você lendo como o apóstolo, João relatou sua conversão você pode até achar,que Natanael era uma pessoa cética e preconceituosa com os nazarenos,por indagar a Felipe se poderia vir alguma coisa boa de Nazaré, mas se você fizer uma pequena analise de como Nazaré se encontrava na época e quem era os cidadãos dessa pequena cidade tenho toda certeza que você nem perderia seu tempo em atender o chamado de Felipe em ir até a presença divina do mestre.
A não ser se você conhece-se as escrituras e sempre vigia-se as profecias!

Nazaré era cidade natal de José e Maria o local da anunciação, a residência de Jesus por vinte oito anos lugar onde Jesus iniciou sua obra redentora.
  1. E também foi o lugar de onde uma multidão, tentou atirar Jesus por um precipício.
Em (Lc 4:29) fala sobre esse episódio, Já da para se ter uma idéia de como eram os religiosos de Nazaré!
Por essa razão não e de se admirar o porquê de Natanael ser um israelita sem dolo.
Natanael, verdadeiramente ele era uma pessoa sem engano verdadeiro. Era por ele não se encontrar enquadrado no parâmetro religioso israelita hipócrita da época, de não trazer em seu peito nenhuma hipocrisia religiosa, mas sim à expectativa viva dentro do coração e a esperança pelo verdadeiro messias que recebeu tal reconhecimento de Cristo.

Muitos podem até entender que Natanael queria mesmo era ver para crer, ou dizer que ele tinha um problema de incredulidade, sim ele até podia ter um problema, mas acredito que esse problema seria com o clero religioso!Mas antes de você ver Natanael nessa colocação vale lembrar, que Jesus já tinha visto ele debaixo de uma figueira;
(João 1:48) - Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Felipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.

Essa passagem de Natanael é maravilhosa, ela nos mostra que Jesus sempre esta olhando para nós, não importa onde estamos: se de debaixo de uma figueira ou se estamos passando por problemas. Maravilhosa por que ela nos mostra que CRISTO sempre quer se encontrar conosco; e nos mostrar a quem seguir nos mostrar quem realmente Ele é; e trazer a luz toda duvida a respeito dele, e nos dar toda a certeza que deu a Felipe, ao encontrar Natanael e lhe entregar a boa nova:
(João 1:45) - Felipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

Não sei se você prestou bem atenção quando Felipe disse “havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”
Pois então a única maneira de você encontrar com o Jesus verdadeiro; é somente através das escrituras.
Foi assim que Felipe, Pedro, Natanael e todos os outros discípulos o encontram, assim como também consegui a tirar uma má impressão que sempre guardei dentro de mim sobre Natanael por muito tempo; pensando bem! Queria eu estar debaixo daquela figueira e ter sido visto por Cristo!

Às vezes só encontramos respostas dos porquês e das duvidas; quando paramos debaixo de uma figueira, porque assim que você parar, seja onde for, tenha certeza que Jesus enviara um Felipe para te convidar para conhecê-lo, e te mostrar o sobre natural de DEUS que é mais ou menos assim:
 (João 1:50) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
(João 1:51) - E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
Amados para ver as coisas maiores do que possamos ver; primeiro precisamos encontrar Jesus, segundo crer em Jesus, terceiro também ver Jesus, assim como: Natanael o viu e o confessou (João 1:49) - Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.

Só depois que colocarmos Jesus no trono de nossa vida dentro de nosso coração é que poderemos ver o céu aberto a gloria do DEUS vivo nos fortalecendo e nos honrando.

Concluindo: não faça como os nazarenos, e nem  precipite Jesus Cristo em nenhum dos precipícios de desobediência, mas medite no verdadeiro, apenas acredite Nele, seja dependente Dele assim como toda lei e Moisés e os profetas foram assim também devemos o ser! 
Graça e paz a todos e que Jesus seja convosco!
No amor de Cristo Falbo
Autor: Roberto Falbo
FONTE:  www.amigodecristo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário